Anima e Animus
- Brunna Oliveira
- 21 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2020

Oii gente! Como vão?
Hoje eu vou continuar a saga da psique pra Jung. É essencial sempre lembrar que é uma psique energética e que vive pela teoria dos opostos, porque eles trazem muita energia psíquica e levam a um processo de individuação mais estruturado.
Anima e Animus representam os aspectos femininos e masculinos da psique humana. A Anima é o aspecto feminino da psique masculina, ela traz uma maior sensibilidade, passividade e emoção ao homem. Já o Animus é o aspecto masculino da psique feminina, e ela traz uma noção de agressividade, dureza, ou raiva para a psique da mulher.
Eles não são aspectos conscientes!!!
Uma dica que usamos muito é o do Yin-Yang pra reconhecer, porque é dessa forma que esses arquétipos se instalam, sempre em movimento.
São aspectos complementares à Persona, que trataremos mais pra frente, porque vinculam o Ego a uma camada mais profunda da pique.
Jung diz que somos uma atualização singular de cada um dos arquétipos que nos estruturam e que todos temos complexos, e é deste ponto que iremos partir ao falar de Anima e Animus, pois representam uma diferença que eu reconheço no outro e preciso reconhecer em mim mesmo.
Esses fatores tem também muito a ver com o fator psíquico de atração, porque se torna responsável pelos relacionamentos com outras pessoas.
"Os opostos se atraem" vem como uma frase base para identificação de Anima e Animus, pois revela que estamos sempre buscando uma parte que falta em nós mesmos como forma de equilíbrio.
Espero de coração que tenham gostado e nos vemos logo mais!
Qualquer dúvida é só me procurar pelo instagram, ou deixar aqui nos comentários e resolverei o mais rápido possível!
Beijinhoss
コメント