Lobos Cerebrais
- Brunna Oliveira
- 19 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2020

Oi oi amados, como estão? Nesse dia de frio venho compartilhar um pouquinho com vocês sobre os Lobos Cerebrais, que são 5 divisões do nosso córtex cerebral com funções específicas.
O lobo frontal então é o localizado pela cor azul e podemos tomar como localização mais ou menos pela região da testa. É basicamente responsável pela motricidade, seja voluntária ou involuntária (depende do giro a ser estudado), fala e linguagem, pois é nesse lobo que se encontra a famosa Área de Brocá.
O lobo parietal é o identificado de amarelo, e é responsável por uma área somatossensorial, onde viabiliza a recepção de estímulos que vêm do ambiente, seja de temperatura, dor, ou o tato. Também possui áreas referentes a memória, paladar e linguagem, noção de espaço e esquema corporal, controle de estímulos auditivos e interpretação de estímulos.
O lobo temporal é responsável por uma memória mais remota e recente, equilíbrio e audição e participa na regulação de emoções, e está representado pela cor verde.
A área em vermelho é o lobo Occipital, responsável inteiramente pela visão, pois é a área primária desta.
Por último, não representado na foto, tem o lobo insular, que é visto ao afastar o sulco lateral (que é o que divide o lobo temporal do frontal), sendo responsável pelas emoções, sensibilidade, pelas funções viscerais e sistema límbico.
Vale destacar que apesar de terem algumas centralidades, trabalham em conjunto e é legal dar uma olhada nos giros de cada lobo e suas funções.
Querem que eu traga sobre os giros pra vocês?
E ai, gostou desse assunto?
Ou surgiu alguma dúvida a qual eu possa auxiliar?
Comente aí embaixo, e vamos conversar sobre isso!
Espero que tenham gostado, e até a próximo post!
Um beijo, xo
Comments