Sono e Sonhos como Princípios Psicológicos Básicos
- Brunna Oliveira

- 15 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2020

Boa tarde, pessoal!!! ✨
Como estão?
Hoje eu vou falar um pouquinho do aspecto #neurocientifico do #sono e dos #sonhos. 💭
O sono tem função de conservação de energia, consolidação de memória, restauração, limpeza (pois durante o sono o cérebro libera toxinas) e tem uma importância evolutiva, sendo que todos os animais dormem!
Hoje, nós sabemos que existe uma cronobiologia do ciclo de sono-vigília, onde o ser humano parte de um relógio biológico denominado ritmo circadiano. O centro desse relógio é o Nucleo Supraquiasmático do Hipotálamo (NSQ), que possui características tanto ambientais quanto genéticas.
Para falar de sono, precisamos ter consciência de que ele é influenciado pela luz, onde temos a Melatonina como principal hormônio para sua existência, pois é o hormônio do escuro, produzido pela glândula pineal, tendo a luz como maior inibidora da sua produção e liberação. Também podemos dizer que a temperatura corporal é outra influência ao sono, pois temperaturas mais baixas favorecem. Quem nunca esteve em um dia friozinho com bastante sono? E no calor, isso se propaga? Normalmente não, possuímos mais dificuldade em dormir por conta da sensação térmica.
O sono apresenta uma atividade cerebral que se alterna ao longo da noite e varia entre Não REM , onde:
N1 é a transição entre estar acordado e estar dormindo;
N2 é a fase de queda da temperatura corporal, frequência cardíaca e respiratórias
N3 é o estágio de sono profundo, pesado, onde possui ondas cerebrais muito lentas e o ser humano se encontra menos responsivo, se acordado nesta fase levanta meio atordoado;
e o sono REM, que é o sono com frequência cardíaca e respiratória irregular e mais favorável a sonhos, onde a atividade cerebral é tão parecida quanto a de um individuo acordado.
Temos teorias sobre pensamentos e lembranças durante o sono, que denominamos de sonhos. Elas acontecem com ativação do hipocampo e sistema límbico (por conta das emoções primitivas), que dão caráter emocional aos sonhos. 💤
E aí, o que vocês acham e que teoria gostariam de saber mais a fundo?
Comentem aqui embaixo!
Um beijão e até a próxima!





Comentários